Os cuidados essenciais na muda da fralda para uma pele do rabinho saudável e sem assaduras!
A muda da fralda é um tema transversal a todos os bebés, pois todos eles necessitam de mudar a fralda.
A fralda deve ser mudada sempre que existe fezes ou urina, de modo a evitar o aparecimento da Dermite da Fralda, causada pela exposição aos agentes agressivos presentes nas fezes e urina. A Dermite da fralda ou eritema da fralda consiste na inflamação da zona da pele coberta pela fralda. Apresenta-se como um vermelhidão ou eritema que afeta a zona da pele em contacto com a fralda que entram em contacto direto com a fralda.
Acabam por ser muitas mudas de fralda por dia, e os cuidados têm que ser redobrados, pois, para além da pele do bebé por si só já ser fina, frágil e delicada, esta zona está constantemente exposta a substâncias agressivas para a pele delicada do bebé que estão presentes nas fezes e urina, provocando maceração da pele, com consequente aparecimento de Dermite da Fralda (Assadura).
É necessário ter alguns cuidados, e escolher os produtos adequados para evitar essas Dermites da fralda:
1. Cuidados a ter durante a muda da fralda:
- A higiene deve ser realizada de cima para baixo, da área mais limpa para a mais suja, para prevenir infeções e contaminações por substâncias presentes nas fezes;
- Após efetuada a limpeza, deve certificar-se que a zona ficou bem limpa e utilizar um creme barreira para hidratar, reparar e proteger a pele contra as assaduras, contaminações e irritações;
- Ao colocar a fralda, tente não apertar demasiado, para garantir a circulação do ar e o conforto do bebé;
- Deve ser feita uma higiene correta das mãos antes e depois da muda da fralda, para evitar contaminações.
Produtos a utilizar: - Procurar utilizar um disco de algodão ou compressa tecido não tecido para fazer a limpeza da zona da fralda e um produto de higiene adequado;
- As toalhitas não são aconselhadas, uma vez que muitas vezes contém álcool que vai desidratar ainda mais a pele do bebé e aumentar a permeabilidade a contaminações, ou substâncias potencialmente irritantes e alergizantes, como é o caso dos conservantes que são potencialmente alergizantes;
- Devem ser utilizados produtos suaves e adequados à pele frágil e sensível do bebé, com pH fisiológico e sem substâncias irritantes e agressivas para a pele. Os óleos de limpeza de origem vegetal são perfeitos para a rotina diária, já que se tornam confortáveis ao toque e deixam substâncias hidratantes e emolientes.
- É essencial ter atenção ao óleo de limpeza que escolhe, optando pelos de origem vegetal, que neste caso são os mais indicados para a higiene da pele sensível do bebé. Os óleos de origem mineral, que não são absorvidos pela pele, provocam oclusão, evitam a respiração cutânea, e aumentam os riscos de irritações e alergias.
2. Para a higiene e cuidado da zona da fralda do bebé, prevenindo assaduras, contaminações e outras irritações, a Dermoteca seleciona 2 produtos essenciais:
- Na higiene quotidiana da muda da fralda, D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico, um óleo de limpeza de origem vegetal, que devido à sua elevada capacidade emoliente e hidratante, reforça as defesas naturais da pele, e , devido à sua composição rica em anti-oxidantes, promove uma ação calmante e diminui a irritação e a vermelhidão.
- Após a higiene efetuada, utilizar D'AVEIA Muda da Fralda, com 12% de Óxido de Zinco na sua composição, responsável por absorver os exsudados, mantendo a pele seca. Promove um efeito barreira que impede o contacto da pele do bebé com substâncias agressivas presentes na urina e nas fezes e tem ainda uma ação regeneradora e cicatrizante. Devido à sua composição inovadora contém, Pré-Bióticos que reequilibram o microbioma, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos benéficos para a flora saprófita, restabelecendo o equilíbrio fisiológico e protegendo a pele frágil e agredida do bebé. Na sua composição tem ainda ingredientes como a Aveia Coloidal, com ação hidratante e emoliente, evitando a perde de água transepidérmica e outros ingredientes como a alantoína, manteiga de karité, óleo de abacate, ascorbil palmitato e niacinamida que vão promover uma ação regeneradora, hidratante, anti-irritante e emoliente, promovendo assim o alívio de sinais e sintomas como vermelhidão, irritação, prurido.
3. Dermite da fralda instalada
- Manifesta-se pela presença de manchas e lesões de coloração avermelhada - características de infeção bacteriana: A higiene deve ser feita com o D’AVEIA SEPT, uma solução de lavagem, com D-Gluconato de Clorohexidina na sua composição, com ação anti-séptica, evita a proliferação bacteriana. Promove ainda uma higiene suave e delicada, sem causar sensibilização ou alergia, tendo uma ação anti-irritante, calmante e protetora.
Deve ser utilizado em alternância com o D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico.
4. Dermite da fralda com sobreinfeção fúngica
- Manifesta-se pela Presença de lesões com um aspeto esbranquiçado, com pequenas vesículas: A higiene deve ser realizada com O D’AVEIA PTM, uma solução de lavagem, que tem na sua composição substâncias ativas que vão evitar a proliferação de fungos. Promove uma higiene suave e delicada, com ação hidratante, protetora e anti-irritante e evita a contaminação por fungos, nomeadamente candida.
Deve ser utilizado em alternância com o D’AVEIA Dermo-Óleo Pediátrico.
Dr. Dermoteca
escrito por Dra. Maria Mariano, Category Manager de Pediatria da Dermoteca
revisto por Dra. Cristina Varandas, Farmacêutica, CEO & Founder da Dermoteca